XXVIII Congresso da Soroptimista Região Brasil

O XXVIII Congresso Regional da Soroptimista – Região Brasil, aconteceu de 25 a 27 de abril do corrente ano, na Sociedade Ginástica e Desportiva de São Bento do Sul, tendo como Clube anfitrião, o SI São Bento do Sul, presidido por Glaci Maria de Lima Giese.

A coordenação sob a responsabilidade de Sirlene Lesnhak Munhoz e Célia Maria Fendrich Batista, contou com a participação e empenho de todas as associadas, que proporcionaram às congressistas um evento inesquecível.

Aproximadamente 140 soroptimistas de diferentes cidades e estados do país estiveram presentes, com o objetivo de avaliar o trabalho realizado, trocar experiências e traçar as perspectivas e metas futuras para a organização no Brasil.

A Governadora da Região Brasil Mariza Schuster Bueno presidiu a instalação solene do Congresso, na noite do dia 25 de abril, que iniciou com momento solene e cívico , com a entrada do  pavilhão Nacional, seguido das bandeiras dos estados e Clubes da Região, conduzidos pelas Soroptimistas da Região Brasil.

Maria Helena Riquinho dos Santos , do Conselho de Administração da Soroptmist International of the Americas, acendeu a  Vela Azul, lembrando simbolicamente, que  a chama que move o trabalho voluntário da Soroptimist se intensifica à medida que muitas outras chamas se juntam a ela ao  redor de todo  mundo.

As atividades solenes e protocolares usuais em Congressos Regionais anuais ,foram seguidas de intensa agenda de trabalho.

A diretora do Conselho de Administração, portadora da mensagem da Federação, Maria Helena, enfatizou a necessidade do trabalho voluntário alcançar novos patamares, para que meio milhão de mulheres e meninas possam ser alcançadas através dos programas soroptimistas até 2031.

Marcou presença Michelle Burnett, secretária executiva -CEO da Federação das Américas, que trouxe mensagem de otimismo, e participou ativamente das mesas de trabalho.

A palestrante Luiza da Silva trouxe o tema A Mulher Voluntária do Século XXI enfatizando o papel da tecnologia digital na vida das pessoas e como ferramenta útil para o voluntariado deste novo século.

Liderança e Relações Interpessoais, foi o tema da palestra proferida por Rosane Vera Maia Pereira, trazendo aspectos que permeiam uma liderança positiva e responsável no exercício do voluntariado. 

Os painéis conduzidos pelas coordenadoras regionais trouxeram o recado da Federação para as inovações e mudanças pelas quais a organização deve passar para se ajustar a estes novos tempos de voluntariado.  O objetivo é traçar estratégias que levem a alcançar novos patamares para que se atinja a grande meta de alcançar meio milhão de mulheres e meninas através da educação e capacitação profissional.

Um dos pontos altos do Congresso, foi o compartilhamento dos Programas realizados pelos Clubes, em especial, o Viva seu Sonho- Educação e Capacitação de Mulheres, que concede premiação em erário para mulheres investirem em seus estudos, e Programa Sonhe, Realize-Apoio Profissional para Meninas, voltado a estudantes do ensino médio.

Também foram compartilhados projetos inspiradores, que receberam  a premiação da Federação, denominada Subsídios de Clubes para Mulheres e Meninas, focados na educação e   na capacitação que possam conduzir as participantes à autonomia  e independência econômica. 

Os Workshops Projetos Aceleradores, eMétricas do Plano Estratégico da SIA, foram momentos de intensa interação e debates entre as congressistas.  As atividades demonstraram a importância do realinhamento dos trabalhos dos clubes, às diretrizes apresentadas, para um melhor desempenho em seus projetos e programas.

O Congresso também oportunizou vários momentos culturais, com apresentações folclóricas alemã e polonesa, etnias pioneiras de São Bento do Sul.

A energia contagiante das congressistas, em trajes típicos, predominou no jantar típico alemão animado pelo grupo folclórico Bohemerwald.

Em clima de confraternização, sorrisos sinceros e abraços calorosos o Congresso foi formalmente encerrado com o jantar de gala e de premiações.  

Na ocasião, os Clubes receberam também os certificados pelos programas cumpridos nas esferas de atuação regional da organização, sendo conferido aos clubes que realizaram todo o planejamento proposto conferido o troféu Excelência Regional.  Muita emoção também se fez presente no reconhecimento às voluntárias pelo seu tempo de atuação, que chegou a 60 anos de trabalho ininterrupto na Soroptimista Região Brasil.

Segundo a Coordenadora do Congresso Sirlene, o evento cumpriu com êxito seus objetivos, e fortaleceu os laços entre os membros da organização Soroptimista, sendo um marco de êxito na história do SI São Bento do Sul.

A governadora Mariza reforçou a importância deste evento anual, no qual experiências e projetos são compartilhados, novas ferramentas e conhecimentos adquiridos, mas sobretudo, o trabalho voluntário se consolida, e a missão de investir nos sonhos de mulheres e meninas se renova e fortalece no coração de cada Soroptimista. Cada Soroptimista conta, cada soroptimista em cada Clube é  imprescindível e de inestimável importância para este  trabalho, enfatizou ela.

O próximo Congresso da Região Brasil deverá acontecer na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul em 2025, conforme ratificação do SI Porto Alegre Metropolitana, e no ano de 2026 os Clubes do Distrito Federal aceitaram o desafio de realiza-lo em Brasília.