O Sonhe, Realize é um programa de mentoria e educação para meninas do ensino médio com foco no enfrentamento de obstáculos para seu sucesso futuro.

Dentre os possíveis obstáculos que podem ocorrer, a gravidez na adolescência , dificuldades econômicas, violência, uso de drogas e a falta de apoio familiar podem contribuir para a evasão escolar, aumentando a distância de alcançar os seus sonhos.

O programa apoia as meninas a persistirem nos estudos e traçar metas estudantis e profissionais, como forma de alcançar os seus sonhos. É desenvolvido junto a escolas, com meninas de 14 a 17 anos, como atividade extra curricular, proporcionando às adolescentes um espaço para refletir sobre o que desejam para o seu futuro profissional, e a traçar o seu projeto de vida.

As jovens têm a oportunidade de conhecer e trocar ideias com profissionais de várias áreas de atuação, pessoas da comunidade e soroptimistas, com o propósito de ampliar sua visão sobre os várias oportunidades de escolha profissional e de carreira.

Sonhe, Realize – Apoio Profissional para Meninas

A coordenadora do programa para a Região Brasil Alcione Hinke, esclarece indagações frequentes a respeito do programa:

Alcione Hinke

Coordenadora do programa Sonhe, Realize
Região Brasil 2022-2024


Quem desenvolve este Programa ,qual o público alvo?

As soroptimistas de todos os clubes da Região Brasil e dos países que fazem parte da Soroptimist Internacional of the Americas, desenvolvem o Programa Sonhe, Realize: apoio profissional para meninas.

O programa tem como público-alvo meninas de 14 a 18 anos, estudantes do ensino médio. O grande objetivo do programa é motivar as meninas a sonharem com algo grande, algo que seja atingível e que transforme sua vida.

 

Por que “Sonhe, Realize”? Qual o objetivo do Programa?

O nome vem ao encontro aos anseios da nossa juventude, pois nesta etapa da vida começam a traçar expectativas para suas caminhadas profissionais. Elas precisam sonhar, mas acima de tudo precisam realizar esses sonhos. E as soroptimistas trabalham para
que estes sonhos não se percam, para que possam superar obstáculos, não desistir da caminhada em direção aos seus sonhos.

O programa visa aumentar o número de meninas que se sentem preparadas para buscar suas metas profissionais e que possam alcançá-las. Traçar metas é visualizar um amanhã melhor. É ter esperança de ser uma pessoa diferente, autônoma e segura. O programa trabalha
para que possam conhecer ferramentas para ultrapassar obstáculos e alcançar seus objetivos com sucesso. Mas também tenham confiança nos seus valores e nas suas escolhas, compreendendo a importância de nunca desistir de seus sonhos.

 

Como o Programa acontece na prática?

O programa é voltado para meninas de 14 a 18 anos, estudantes do ensino médio. Tem sido desenvolvido nas escolas ou em outras organizações sociais, dos municípios onde a Soroptimista está presente.

Muitas atividades de formação são realizadas como palestras, rodas de conversas, minicursos, oficinas, além de atividades de cultura e lazer. Testes vocacionais, atividades de mentoria, contato direto com atividades profissionais de interesse da adolescente na prática, são
atividades complementares desenvolvidas.

Todas essas atividades desenvolvidas durante o período de execução do programa trazem muitos resultados positivos na vida das meninas como: valorização pessoal; elevação da autoestima; inclusão no mercado de trabalho; preparação para entrevista de trabalho
ou estágio; diminuição de violência na escola e na família; maior aproveitamento e rendimento escolar.

O programa Sonhe, Realize: apoio Profissional para meninas proporciona às meninas oportunidades de sonhar, mas principalmente realizar seus sonhos, sejam eles imediatos ou não.

 

Quantas meninas já participaram no Brasil?

Mais de 2.000 meninas já participam desse programa no Brasil. O programa iniciou em 2016. Os clubes iniciarão neste ano a nona turma deste programa.

 

Como faço para participar deste programa ou trazê-lo para a minha escola?

A melhor maneira é entrar em contato com um Clube Soroptimista de sua cidade, ou mande uma mensagem através do site para que possamos orientá-la.

 

O que as participantes falam sobre o programa?

Hoje já colhemos muitos resultados positivos: Inclusão no mercado de trabalho, preparação para entrevistas de trabalhos, maior aproveitamento e rendimento escolar, valorização pessoal, aumento da autoestima. Esses resultados são relatados pelas meninas participantes, pelos professores e pelas famílias. 

Depoimentos

Veja o que a jovem Maria Olívia, de 17 anos, de Rio do Sul, conta sobre suas conquistas após a sua participação no programa Sonhe, Realize – Apoio Profissional para Meninas.

Veja o que a jovem Nívea, participante do Sonhe, Realize – Apoio Profissional para Meninas, diz  sobre o impacto que o programa teve em suas escolhas e decisões.

Reproduzir vídeo

Tive uma experiência muito positiva, conheci muitas pessoas novas e me aproximei de outras que já conhecia. É muito legal ver que muitas meninas, que assim como eu, tiveram interesse por esse programa, pois como é citado pelas mulheres que trabalham no projeto, só de ter interesse e de estar ali já é um diferencial para adolescentes como nós entrando em um mundo novo, o mundo da vida adulta e do trabalho. Achei muito interessante como foram abordados os temas que nos foram apresentados durante o programa, eles aconteceram de forma fluida e simples com muitas atividades em grupo e as dinâmicas com as Soroptimistas. Penso que mais meninas deveriam participar do próximo pois é algo que vai servir tanto na vida profissional quanto no pessoal. É um aprendizado valioso esse contato com um mundo que nem todas conhecem bem.

Julia Vicenzi
Escola Estadual B Julius Karsten
SI Jaraguá do Sul

O projeto sonhe realize foi uma das melhores coisas que poderia ter acontecido na minha vida abriu muitas portas pra mim me fez ver a vida de outra forma de uma forma mais colorida mais divertida e ao mesmo tempo mais séria, me fez criar coragem para enfrentar os desafios que estavam e estão por vir agradeço muito vocês por tudo que fizeram obrigada por ampliar minha visão sobre a vida,a e sobre melhorar o projeto bom pra mim não tem o que melhorar porque foi tudo perfeito, mas acredito que para o próximo grupo vai ser tudo diferente porque para cada menina é uma experiência diferente e eu tenho certeza que os futuros grupos também vão amar como a gente amou, mais uma vez obrigada por tudo por cada concelho, cada conversa, cada frase de motivação, obrigada mesmo por tudo.

Lais Vitoria Koster
Escola de Educação Básica Frederico Fendrich
SI São Bento do Sul

Gostaria de começar agradecendo por ter tido a oportunidade de participar do Programa Soroptimista” Sonhe, Realize”. Antes de fazer parte do projeto eu tinha uma visão de mundo muito pequena, quase sem oportunidades e possibilidades . Quando tive meus primeiros encontros fiquei encanta com as histórias de superação que ouvi, e um dos aprendizados que tive e levo pra minha vida e que, NUNCA É TARDE PARA SONHAR! E uma coisa que eu não acreditava, mas ao decorrer do projeto eu comecei a ver que isso é possível, desistir não é uma opção, nem sempre vai ser fácil, mas temos que ser persistentes nos nossos sonhos. Obrigada SI Araguari.

Júllya Fernanda Ferreira
SI Araguari

O Programa Sonhe, Realize- Apoio Profissional para Meninas, faz parte de muitas histórias vividas pelas alunas da nossa escola desde o ano de 2016, quando a nós foi apresentado esse projeto incrível, feito e idealizado por pessoas incríveis que a cada ano somam em nossa escola. Acredito sim, que todo e qualquer programa que faça a diferença na vida das nossas alunas sempre será eternizado e marcante em todos nós que fazemos parte desta construção na fase tão especial que é da adolescência que está cheia de medos e incertezas e o projeto vem para auxiliar a nós e a elas para seguirem confiantes em suas escolhas. Orgulho e gratidão muitas vezes não cabem em mim quando sinto que esse suporte e encorajamento para nossas alunas acontece nos dias que seguem e nos dias que as oportunidades são oferecidas a elas que buscam seus sonhos e suas escolhas na tão sonhada realização profissional.

Patrícia Borges Ramos
Diretora da Escola de Educação Básica Frederico Fendrich,
São Bento do Sul