No Brasil o governo federal, por intermédio da Lei nº 14.448 – sancionada em 9 de setembro de 2022, instituiu a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a Mulher. A campanha do agosto lilás teve início no estado do Mato Grosso do Sul durante os movimentos de celebração dos 10 anos da lei Mara da Penha, que acabou servindo como exemplo para a implementação nacional.
A escolha do mês de Agosto se dá justamente por causa que a Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Lembrando que a própria lei já estabelece que é dever do estado brasileiro promover políticas para a proteção de mulheres em situação de violência.
A cor lilás foi escolhida por refletir historicamente à luta feminista e aos direitos das mulheres, com isso demonstra a força, o objetivo e a resistência feminina.
No artigo 3º e seus incisos da lei 14.448, há inúmeros objetivos que a campanha busca alcançar, bem como sugestões de ferramentas. Tais por exemplo: promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral à mulher em situação de violência; apoiar, ainda que tecnicamente, as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade com o intuito de prevenir, de combater e de enfrentar os diferentes tipos de violência contra a mulher, entre outras ações.
As soroptimistas da Região Brasil desenvolvem mensalmente campanhas de alerta e conscientização pelo fim da violência contra a mulher todo dia 25. Sendo que no mês de agosto também participam das atividades referentes ao Agosto Lilás em seus municípios, com palestras, debates, caminhadas, panfletagens, etc. Abaixo algumas das atividades realizadas neste ano de 2025:







