Há trinta dias atrás, nos dias de 23 a 26 de abril de 2025, aconteceu o 29º Congresso Soroptimista da Região Brasil na cidade de Gramado-RS. Este encontro foi organizado pelo SI Porto Alegre Metropolitana. Nestes dias se reuniram soroptimistas do Brasil para debater e compartilhar assuntos e experiências importantes para a concretização da missão soroptimista.

O congresso teve sua abertura com as boas vindas da Governado Wilma Mendes Pato agradecendo a presença de todas as congressistas, apresentando o objetivo do congresso que foi de promover a troca de experiências para a busca de um maior impacto coletivo para nossos Programas e Projetos, e com isso os clubes alcançarão a valorização das soroptimistas e da missão, consequentemente, a expansão dos clubes na Região Brasil.
A presidente do SI Porto Alegre Metropolitana (Etiane Clavijo) apresentou o tema deste congresso o desenvolvimento sustentável para que as mulheres e meninas das gerações futuras possam viver em harmonia com a natureza. A coordenadora do Congresso Iracema L.P. Gabardo em suas palavras sobre o tema disse: “(…) sustentabilidade, que é um compromisso com a vida, um gesto de respeito pelo presente e um ato de amor pelo futuro.(..)”.
Na Sessão solene de abertura, a Diretora do Board, Rejane Heyse Ribas, saudou as congressistas em nome da Federação Soroptimista Internacional das Américas (SIA), enfatizando a importância do trabalho que as Soroptimistas da Região Brasil realizam em suas comunidades e desejando um Congresso produtivo. Num segundo momento, ao proferir palestra como visitante oficial da SIA, fez um “Chamado à Ação” às Soroptimistas da Região Brasil, sobre 3 aspectos, que podem impulsionar o crescimento individual e coletivo da Organização Soroptimista. Disse ela: “Em um mundo em constante transformação, é necessário abraçar as mudanças, é preciso que estejamos prontas para ajustar as nossas formas de trabalhar aos novos tempos. Também é importante cultivar uma experiência de Clube inclusiva para todas as associada e reconhecer e celebrar os avanços e resultados alcançados Temas estes, fundamentais para que continuemos relevantes e eficazes em nosso compromisso com a transformação de vidas de mulheres e meninas em nossas comunidades e no mundo.”
No congresso foram prestadas contas pela Tesoureira Regional (Cleide A. Z. Paschoal) e pela presidente do Frater (Beatriz V. G. Gonçalves). A coordenadora de Leis e Resoluções (Belkis M T Rajaballi) conduziu as votações que alteraram artigo do estatuto e artigos das resoluções da Região Brasil.
As coordenadoras dos pilares trouxeram falas com importantes orientações para o aperfeiçoamento dos clubes. A coordenadora do pilar Programas (Sirlene L. Munhoz) relatou importantes questões trazidas pela Soroptimist Internacional of the Americas (SIA) para melhoria dos programas e com isso seja alcançado o grande objetivo de atingir 500.000 mulheres e meninas. A coordenadora do Pilar Associadas (Monica B. Fabício) apresentou o relatório de satisfação das Associadas da Região Brasil debatendo a importância da associada. Coordenadora do Pilar Angariação de Fundos (Iracema L. P. Gabardo) relatou experiências positivas dos clubes para a arrecadação. E a coordenadora do Pilar Conscientização Pública (Daniela M. Nardes) apresentou ferramentas para o maior alcance da conscientização da missão soroptimista para as redes sociais.
As coordenadoras dos programas Viva Seu Sonho (Sirlei da S. Rodrigues) e Sonhe, Realize (Rosangela A. da Silva) relataram os clubes que realizaram os programas, as experiências e resultados positivos.
Um dos objetivos das Soroptimist Internacional of the Americas (SIA) é a expansão de clubes e de associadas, com isso a coordenadora de Expansão (Sonia M. da S. Loyola) trouxe boas notícias, com expectativas concretas para a criação de clubes e orientações para o convite e retenção de sócias. Demonstrando é importante aumentar o campo de atuação da Soroptimist no Brasil.
Todo congresso soroptimist acontece importante momento onde as congressistas aprimoram e renovam sua motivação para a missão soroptimista, neste ano a Orientação Soroptimista e Treinamento de Liderança foi conduzido por Norma Maria do Valle que trouxe a importância do trabalho que é realizado por cada soroptimista e que efetivamente mudam vidas de mulheres e meninas.
No congresso Soroptimista também há um momento de dizer adeus às soroptimistas que partiram, Dulce Maria Rotta, trouxe uma linda homenagem com rosas brancas trazendo aconchego neste momento.
No dia 25 as soroptimistas alaranjaram a reunião e a cidade de Gramado sobre importância do Combate a violência contra a Mulher. Neste mesmo dia a Coordenadora Regional deste programa, Sonia M de B. Alberto, apresentou o relatório das atividades realizados pelos clubes da Região Brasil.

A coordenadora da comunidade Virtual (Janaina Borba) trouxe pontos relevantes para que as mídias soroptimistas atinjam o maior número de pessoas nas redes sociais, refletindo a importância da divulgação do trabalho e o quantum que pequenos atos como curtir, compartilhar e comentar trazem resultados positivos nestas ações.
Foram apresentados os trabalhos de três clubes, que conseguiram subsídios junto a SIA, os clubes SI Araguari, SI São Bento do Sul e SI Rio Negro. Tais valores que foram aplicados em programas para alcançar o grande objetivo de melhorar a vida de mulheres e meninas.
No último dia de congresso a palestrante Loraine Soares a importância da Sustentabilidade do Ser para continuar existindo com leveza e com saúde.
Os clubes receberam os patchs e certificados dos programas realizados e as premiações de nível Brasil e da Federação. Foram entregues os troféus de Excelência Regional aos Clubes. Neste dia também foram homenageadas , com o prêmio de reconhecimento às sócias que completaram 10, 20, 30, 40, 50 e 60 anos de trabalho soroptimista. E foram homenageadas as Soroptimistas Destaques e a Soroptimist Global Impact.
Os quatro dias de congresso foram marcados com bons debatas para a melhoria das ações dos clubes da Região Brasil para a importância dos programas sonhos, reconhecendo que para a melhoria da vida de mulheres e meninas o caminho sempre será pela educação. Mas também aconteceram muitos momentos de integração, confraternização e alegria.








