Os 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

A ONU Mulheres Brasil desde 2008 vem desenvolvendo uma campanha denominada UNA-SE que são 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Que tem a finalidade de conscientizar a sociedade, unindo esforços e ações concretas para prevenir e erradicar a violência contra mulheres e meninas baseadas no gênero.

A campanha UNA-SE, também visa sensibilizar autoridades públicas para políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas e mobilizar diversos setores em torno da causa, e estimular investimentos para alcançar a igualdade de gênero e a Justiça econômica.

A campanha no Brasil tem início no dia 20 de novembro, dia da Conscientização Negra, visto que tal data alerta para que a população em geral entenda os problemas do racismo. No Brasil foi optado em incluir o Dia da Conscientização Negra no ativismo contra violência por reconhecer que as mulheres negras são as maiores vítimas.

Neste período de ativismo, toda a sociedade é alertada que a violência contra as mulheres e meninas fere o desenvolvimento da sociedade, destrói famílias, traz danos a saúde pública, afeta direitos essenciais para a vida de mulheres e meninas e outros fatores relevantes.

Os 21 dias de ativismo tem como data final o dia 10 de dezembro, data de grande relevância para o ativismo pelo fim da violência, pois é o Dia de Direitos Humanos que reconhece a necessidade da igualdade de gênero como fundamento para a vida em sociedade.

O dia 10 de dezembro como dia Internacional dos Direitos Humanos foi criado junto com a Carta dos Direitos Humanos. Tal data refere-se ao dia 10 de dezembro 1948 data em que foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) a Carta dos Direitos Humanos. Que em sua justificativa foi considerado o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.

Em todo o mundo são estabelecidos 16 Dias de Ativismo que abrange o período de 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres) até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Esta campanha foi criada pelas ativistas do Centro de Liderança Global das Mulheres em 1991.

Desde então, mais de 6.000 organizações em 187 países participaram, esta ação já atingiu mais 300 milhões de pessoas. Este ativismo é utilizado como meio de articulação por pessoas, instituições e organizações em todo o mundo para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas.

Assim sendo são 16 dias de ativismo no mundo e aqui no Brasil são 21 dias, e se baseiam nas determinações da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim e se orienta rumo ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 – a Agenda 2023, especialmente o ODS No. 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. A iniciativa busca a adesão de governos, parlamento, sistema de Justiça, empresas, academia e sociedade para a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas.

Como um dos objetivos da Soroptimist International é a erradicação da violência contra Mulheres e Meninas, as Soroptimistas do Brasil, desenvolvem campanhas mensais pelo fim da violência contra a Mulher e Menina todo dia 25, e também trabalha atividades nestes 21 dias de ativismo para a conscientização da sociedade em geral, alertando da necessidade do fim da violência, e para assim alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.

Saiba mais: