Um espaço de descoberta, motivação e crescimento, para meninas estudantes de 14 a 18 anos.
A maioria das jovens tem grandes sonhos para o seu futuro. Uma profissão que as leve a ter autonomia financeira e qualidade de vida, constituir família, conseguir um trabalho, estão entre as principais aspirações.
Mas quando as condições não são favoráveis,muitas vêzes os sonhos se perdem pelo caminho.
O abandono dos estudos é um dos principais riscos. Entre os anos de 2020 e 2021, o abandono escolar no Ensino Médio no Brasil aumentou 128%, saindo de 165 mil para 377 mil estudantes desistentes da escola, segundo dados divulgados pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). As meninas foram as que mais abandonaram a escola, em quase todos os Estados. “Durante a pandemia, a vida escolar das meninas foi mais prejudicada pelo excesso de obrigações domésticas e de trabalho fora de casa, além das precárias condições de saúde mental a que muitas estavam submetidas”, observa a Nota Técnica. “Essa percepção já havia aparecido em pesquisa realizada em 2021 pelo Inesc, em parceria com Instituto Vox Populi”, acrescenta o Inesc.
A organização Soroptimista tem sua atuação voltada à promoção de mulheres e meninas através do estímulo à educação e capacitação profissional
O Programa Sonhe, Realize – Apoio Profissional para Meninas motiva as jovens a se conectarem com seus sonhos profissionais, e as orienta sobre como traçar um caminho para que de fato possam se concretizar no futuro, oferecendo mentorias, orientando para a superação de obstáculos, para que persistam em seus estudos e formação profissional.
A coordenadora Alcione Hinke, esclarece aspectos do Programa no link abaixo.