Soroptimistas do Distrito Federal realizam Interclubes

No dia 22 de setembro, tendo como Clube anfitrião o SI Brasília, e sob a coordenação de Jane Carol Azevedo, aconteceu o esperado Interclubes do Distrito Federal. O evento foi realizado na residência da Soroptimista Damiana Elói, que gentilmente acolheu as Soroptimistas do Distrito Federal.

A pauta constou de um primeiro momento solene de abertura, seguido de inspiradora palestra: “Um salto na Liderança” – proferida por Ana Rodrigues, graduada em Comunicação Social, Analista Comportamental e Especialista em Neurociência e Empreendedorismo.

A palestrante destacou o papel da liderança feminina, que sobressai no trabalho voluntário, em especial na organização Soroptimista.

Diante do mundo atual, célere e tecnológico, enfatizou o desafio de adaptação do ser humano neste cenário, e como pode impactar a saúde física e mental da mulher.

 Alertou para a necessidade de cultivar uma liderança humanizada, mas que ao mesmo tempo precisa estar em movimento, acompanhando as mudanças e disposta a aprender. Destacou ainda, autoconhecimento, autoestima, coragem e resiliência, como características relevantes para exercer a liderança do século XXI. Atitudes de gentileza e melhor compreensão do comportamento humano e de como lidar com as pessoas são fundamentais.

Na sequência, a governadora Mariza Schuster Bueno apresentou as diretrizes da Região Brasil, enfatizando as recomendações e desafios para o ano em curso e para que a organização avance rumo ao grande objetivo a ser atingido em 2031: investir na educação de 500 mil mulheres e meninas.

As apresentações dos programas e atividades desenvolvidas pelas voluntárias Soroptimistas   foi momento de intensa e proveitosa troca de experiências e aprendizado entre os Clubes do Distrito Federal: SI Brasília, SI Brasília Norte Sul e SI Brasília Sudoeste.

Além dos Programas Sonhe, Realize e Prêmio Viva seu Sonho, voltados para a educação e capacitação profissional de mulheres e meninas, os Clubes desenvolveram inúmeras atividades e programas relevantes para as suas comunidades, e para gerar recursos para investir nos Sonhos de mulheres e meninas.

A presidente Lucila La Porta do  Clube de Brasília ,apresentou as atividades desenvolvidas pelo  Clube, destacando a “Exaltação à Primavera”, também conhecida como “Festa do Chapéu”, uma vez que a  última e exitosa edição aconteceu na véspera do Interclubes, com a participação da Governadora da Região Brasil. Trata-se de uma promoção tradicional, que propicia significativa arrecadação de fundos, com o objetivo de investir em educação de  mulheres e meninas , com vistas ao empoderamento econômico. O Clube também se destacou por ter proporcionado à jovem Belle, gari e estudante de psicologia do Distrito Federal, a oportunidade de concorrer ao Prêmio Viva seu Sonho, no qual obteve a primeira classificação ano 22-23, recebendo o valor de 5 mil dólares da Soroptimist International of Americas (SIA), para investir em sua educação e carreira.

Luciana Santos de S. Silva, presidente do SI Brasília Norte Sul, discorreu sobre as atividades do seu Clube, enfatizando o Programa “Encontro dos Girassóis”, agraciado com subsídio de 3 mil dólares da SIA, para fomento ao empreendedorismo feminino, na Horta Comunitária dos Girassóis, na cidade satélite de São Sebastião. Além da aquisição de equipamentos para a cozinha comunitária, foram oferecidos cursos de conservas e geleias, utilizando produtos oriundos da horta.  As conservas e geleias já estão provendo renda para as participantes do programa.

O SI Brasília Sudoeste foi representado por Maria José Rocha Lima, que relatou dentre seus projetos e programas, a conquista do Subsídio de Clube Soroptimista para Mulheres e Meninas, concedido pela SIA, no valor de 2 mil dólares. O subsídio foi concedido para viabilizar o projeto “Artesãs do Cacau”, para mulheres da Creche Doando Vida, situada no bairro Santa Luzia, um dos mais vulneráveis de Brasília.  Este projeto está voltado à fabricação de chocolates, com vistas a criar cooperativa para geração de renda no futuro. Mas já está proporcionando renda a mulheres em situação de vulnerabilidade participantes do curso.

Ao encerrar, a governadora Mariza destacou os importantes resultados do trabalho prestado pelas voluntárias do Distrito Federal para as mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, pontuando que o Interclubes 2023 do Distrito Federal, propiciou inspiração, aprendizado, troca de experiências e atualização, motivando as soroptimistas para a continuidade dos programas e novos desafios.

Quer saber mais?
Conheça o relevante trabalho que estas voluntárias soroptimistas prestam às suas comunidades, visite as Redes Sociais:
@soroptimist.sibrasilia
@soroptimistans
@sibrasiliasudoestesoroptimista