8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, celebrar as conquistas e valorizar os desafios superados pelas mulheres ao longo do tempo faz-se necessário.  A luta e os avanços arduamente obtidos por corajosas mulheres pioneiras merecem ser valorizados.

Mas, apesar de todo o avanço social, do progresso e dos avanços tecnológicos e científicos, a sociedade contemporânea ainda carrega velhos e rançosos estereótipos que desafiam a vida das mulheres brasileiras e do mundo todos os dias: violência de gênero, desigualdade salarial, falta de representatividade em cargos de liderança, estereótipos de gênero, acesso desigual à educação, entre outros

Precisamos melhorar enquanto sociedade, precisamos mudar!

A mola propulsora das grandes mudanças continua sendo o conhecimento, por essa razão, um dos pilares fundamentais para a emancipação e empoderamento feminino é, sem dúvida, a educação.

A educação é um instrumento poderoso para a promoção da igualdade de gênero. Ao fornecer acesso igualitário à educação, quebramos barreiras que historicamente limitaram o potencial das mulheres. Isso resulta em uma sociedade mais justa, onde talentos e habilidades são reconhecidos independentemente do gênero.

Quando investimos na educação feminina, não apenas capacitamos as mulheres individualmente, mas também fortalecemos as suas famílias, suas comunidades e nações

Estes são os motivos pelos quais a organização Soroptimista trabalha pela promoção da educação e apoia o desenvolvimento profissional de mulheres e meninas no Brasil e no mundo.

 Neste Dia Internacional da Mulher, as soroptimistas do Brasil conclamam toda a sociedade:  trabalhemos juntos para eliminar as barreiras que impedem o acesso equitativo à educação!

Somente por meio da educação, poderemos construir um mundo onde todas as mulheres possam florescer, e alcançar seu pleno potencial.

Um viva a todas as mulheres! Celebremos este dia, este mês, apoiando e promovendo outras mulheres e nos envolvendo em programas voluntários que apoiam mulheres e meninas.

Conheça mais sobre a história do Dia Internacional da Mulher:
https://br.blog.soroptimist.org/blog/a-history-of-international-womens-day-2024