Dia 20 de novembro – dia Consciência Negra no Brasil

A importância desta data faz com  que a sociedade repense conceitos históricos e culturais da pessoa afrodescendente. Esta data é também para que a pessoa se perceba como negra, identificando suas raízes e sua identidade.

Neste ínterim as Soroptimistas da Região Brasil,que trabalham para a melhoria da vida de mulheres e meninas e pela eliminação da violência contra a mulher, evidenciam a importância do combate a todo tipo de violência, inclusive violência relacionada ao racismo que as mulheres negras ainda sofrem na sociedade contemporânea.

O dia da Consciência Negra traz à mulher negra o resgate e o respeito a sua origem, para que alcance a equidade racial e de gênero, com acesso aos direitos básicos de qualquer cidadão, como a educação, oportunidades no mercado de trabalho, a cultura, saúde e principalmente, consigam o fim da violência.

Toda a sociedade tem o dever de reconhecer o direito à igualdade para todas as pessoas, independente da cor da sua pela, de seu gênero, de sua religião, até mesmo posição política.

Este dia é para que todos reflitam essa questão tão essencial para o melhoramento da sociedade, para mudar pensamentos e conceitos, e assim transformando a vida e consequência alcançando a eliminação do racismo e da violência correlacionada a ele.