As soroptimistas do Brasil e do mundo inteiro convidam todos a celebrar o 75° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um marco fundamental da história.
A data também marca o encerramento dos 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que neste ano teve em todos os Clubes do Brasil fortemente engajados em suas comunidades e nas Redes Sociais.
Diversos movimentos e organizações no Brasil e no mundo estão ativos na promoção dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. O engajamento da sociedade civil é fundamental para impulsionar mudanças e conscientizar sobre questões críticas.
A meta principal é esclarecer a respeito da necessidade de todos reivindicarmos ações efetivas dos Estados e da sociedade para o cumprimento dos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (confira aqui: Declaração Universal dos Direitos Humanos | As Nações Unidas no Brasil).
“A maior violação dos direitos humanos no mundo é a violência contra a mulher”, alerta Gisele Agneli, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, do Grupo Mulheres do Brasil. Ela explica ainda que há um movimento para denunciar esse crime em âmbito mundial, cujas consequências já são consideradas maiores do que em situações de guerras.
O país ainda enfrenta muitos desafios em termos de igualdade de gênero, violência contra as mulheres, discriminação e acesso a direitos fundamentais. Embora tenhamos avançado , implementado políticas e leis para combater a violência contra as mulheres e promover a igualdade, ainda há um longo caminho a percorrer.
Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar, você pode contribuir, começando pela sua casa, trabalho e comunidade.