Projetos brasileiros foram escolhidos para receber recursos do programa Soroptimist Club Grant for Women and Girls, ou Subsídio de Clube Soroptimista para Mulheres e Meninas, da The Soroptimist International of Americas.
Os recursos são distribuídos anualmente, para projetos escolhidos dentre muitos que são inscritos por Clubes Soroptimistas de vários países que fazem parte da organização, como apoio ao esforço dos Clubes e de toda a organização em prol do Grande Objetivo 2021-2031, investir nos sonhos de meio milhão de mulheres e meninas. Os projetos são selecionados para receber tais recursos, pela relevância e alcance em suas comunidades, e principalmente, é desejável que promovam ou facilitem o acesso à educação e à capacitação para o trabalho e renda.
Veja os 4 projetos brasileiros que foram selecionados para receber o Subsídio de Clube Soroptimista:
“Transformando Vidas” $3.000 dólares – do Clube Soroptimista de Porto Alegre, tem por objetivo oferecer capacitação para cerca de 40 mulheres, incluindo deficientes auditivas, visando sua inclusão no mercado de trabalho. Promover a autoestima, resgate da cidadania, planejamento familiar e pessoal estão entre os objetivos elencados.
“Artesãs do Cacau” $2.000 dólares– do Clube Soroptimista Brasília Sudoeste. A ideia é criar uma cooperativa com cerca de 20 mulheres que moram num dos bairros mais vulneráveis de Brasília, cujos filhos são atendidos pelo Instituto Doando Vida por Rafa e Clara, mantido por doações.
“Flor de Lótus” $2.000 dólares – do Clube Soroptimista de Cubatão, receberá. O projeto envolve promoção à saúde da mulher e mudança cultural. Pretende fornecer absorventes higiênicos reutilizáveis a mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, prevê atingir 100 mulheres jovens e adultas, algumas já participantes do Programa Sonhe e Realize.
“Encontro dos Girassóis” $3.000 dólares – do Clube Soroptimista Brasília Norte Sul. Trata-se da continuidade de um projeto que pretende ressignificar a vida de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, participantes de horta comunitária, através do fomento ao empreendedorismo com uma cozinha industrial onde aprendem a transformar os alimentos colhidos na horta em conservas, geleias, pães, bolos etc.